quarta-feira, 30 de maio de 2012

Volkswagen vai importar pelo Porto de Suape


(Foto:Divulgação)

Pernambuco está se transformando mesmo em um importante polo automobilístico. A grande novidade da vez fica por conta da montadora alemã Volkswagen. Após perder a chance de contar com uma fábrica da empresa no Estado, uma vez que Volks decidiu expandir uma já existente em Taubaté, no interior paulista, o Estado passará a ser porta de entrada de veículos importa­dos.
Isso acontecerá através do Porto de Suape, onde existe um pátio voltado para essa atividade. No local, a General Motors (GM) já realiza serviço semelhante, no mes­mo pátio público. A movimen­tação da Volkswagen de­ve começar ainda este ano.
“Essa é uma área disponível para interessados. Nesse pá­tio, dentro do Porto, é feito o desembaraço e a nacionalização do automóvel. A partir daí, eles são destinados às concessionárias”, explicou o diretor de Benefícios Fiscais e Relação com os Municípios da Secretaria da Fazenda pernambucana (Sefaz-PE), Cos­me Maranhão. Para realizar tais operações, o Governo credenciou a empresa alemã no Pro­grama de Desenvolvimento do Setor Automotivo (Prodeauto). Sendo assim, a montadora contará com desoneração de 95% de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Es­ses benefícios já foram concedidos para empresas co­mo a Fiat, que constrói uma fábrica em Goiana, e a Shacman, que irá se instalar em Caruaru.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Geraldo Júlio, explicou que o credenciamento no Prodeauto ainda é um processo muito inicial do acerto entre as partes. “Ainda estamos em negociação. A quantidade  ain­da está sendo debatida. Além da importação, também funcionará como centro de distribuição”, contou. O projeto deve ser fechado em agosto ou setembro deste ano, para, em seguida, as importações e distribuições terem início.
Levando em consideração o acordo bilateral mantido entre os países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e o México, é possível ter uma ideia dos modelos que podem aportar em Suape. Devido a isenção da taxa de importação de 35%, o Bora e o Jetta, veículos fabricados em território mexicano, são os preferidos para serem importados. Além disso, a Argen­tina produz a Amarok e apa­rece co­mo possibilidade. Menos provável, mas ainda assim possível, existe o Touareg, produzido nos Estados Unidos (EUA). A menor probabilidade do último carro se dá pelo fato de os EUA não terem nenhum acordo automobilístico com o Brasil. A Volkswagen não retornou à solicitação da reportagem.
Fábrica
Pernambuco vinha negociando com a montadora desde setembro do ano passado sobre a possibilidade de o Estado ser a casa de uma nova fábrica. Os planos foram frustrados em março deste ano, quando a Volkswagen anunciou a expansão da unidade de Taubaté. Esse plano está dentro dos investimentos de R$ 8,7 milhões que devem ser aplicados em território brasileiro até 2016. Apesar da decisão, a ampliação só será concretizada caso a demanda do mercado exija uma maior produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário