terça-feira, 29 de maio de 2012

Sérgio Guerra repudia proposta feita por Lula ao ministro Gilmar Mendes

sergio_guerra_foto_agencia_senado
O deputado e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), emitiu uma nota em Brasília, nesta segunda-feira, defendendo uma rigorosa apuração do fato denunciado pela revista Veja segundo o qual o ex-presidente Lula teria pedido ao ministro Gilmar Mendes para adiar o julgamento do processo do “mensalão”, previsto para o mês de agosto, em troca da blindagem dele, ministro, na CPI do Cachoeira.
Eis a íntegra da nota:
Em face da gravidade das revelações feitas pela imprensa sobre encontro mantido entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o PSDB vem a público declarar:
1 – Os fatos narrados atentam violentamente contra a independência e a moralidade que devem pautar a atividade pública, sobretudo em um Estado Democrático de Direito onde a autonomia dos Poderes constituídos é conquista inarredável e direito garantido da sociedade brasileira.
2 – É necessária e urgente a apuração integral pelas instituições oficiais competentes, bem como por organizações da sociedade civil, sobre as ações e iniciativas empreendidas pelo ex-presidente da República junto a ministros e representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) com intuito de influenciar e interferir no processo de julgamento de prática criminosa denunciada durante seu governo, conhecida como “mensalão”.
3 – O PSDB e seus senadores e deputados federais apoiarão todas as iniciativas no âmbito do Congresso Nacional para uma investigação profunda e isenta sobre desvios de conduta, tráfico de influência ou prática de lobby por parte de agentes públicos.
Dessa forma, o PSDB vem reafirmar sua confiança na independência do Poder Judiciário e ressaltar a importância e o valor das decisões do STF na defesa intransigente da Constituição e dos direitos da sociedade brasileira.
Quer ainda somar sua voz à dos setores da sociedade civil que declaram indignação diante dos fatos ocorridos e vindos a público por intermédio da imprensa nacional, que, mais uma vez, prestou inestimável contribuição ao país.
Por fim, o PSDB manifesta perplexidade com o esforço que vem sendo feito pelo PT no sentido de evitar que os trabalhos da CPMI que investiga denúncias envolvendo o contraventor Carlos Cachoeira alcancem pleno êxito, com independência e respeito à verdade dos fatos.
Brasília, 28 de maio de 2012.
Deputado Rodrigo de Castro (MG), Secretário Geral do PSDB
Deputado Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário