sexta-feira, 18 de maio de 2012

Rands diz ter ‘implodido’ cartório eleitoral do prefeito


(Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)

Às vésperas da prévia que definirá o candidato do PT à sucessão do Recife, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, engrossou o discurso contra o prefeito João da Costa. Em entrevista à Rádio JC/CBN, ontem, o auxiliar do governador afirmou que sua candidatura “implodiu o cartório eleitoral” implantado pelo gestor para garantir a reeleição sem precisar de uma consulta aos filiados.
Rands reforçou que um gestor só tem direito natural à reeleição na hipótese de estar bem avaliado. “João da Costa só trabalhava com a hipótese de se candidatar. Como o nome dele foi praticamente imposto (em 2008), ele achava que poderia se impor novamente e montou um cartório eleitoral e máquina interna para ganhar a prévia sem mobilização. Mas nós implodimos o cartório dele no Recife”, disparou.
O secretário ressaltou que apoiará o correligionário, caso este vença a prévia no domingo. Mas entende que outros, como o deputado federal João Paulo, não sigam a mesma postura. “Entre João da Costa e a oposição, eu prefiro João da Costa, porque é o modo de governo do PT. Se eu perder a prévia, vou apoiá-lo, até porque eu estou na disputa. João Paulo não vai, e compreendo a posição dele. Ele tem razões políticas para não apoiar o prefeito”, afirmou Rands.
Questionado sobre quais seriam essas razões, Rands revelou que, em 2011, quando João Paulo ameaçou por diversas vezes deixar o PT, ele acabou sendo convencido a permanecer na sigla, mas fez uma exigência. “No ano passado, nós demovemos a ideia de João Paulo sair do PT e reinserimos ele no partido. Ele só botou como condição não apoiar a reeleição de João da Costa, e nós concordamos”, revelou o secretário. “João da Costa deveria ter para João Paulo a mesma atitude que a presidente Dilma Rousseff tem para o ex-presidente Lula”, alfinetou.
Mesmo assim, o petista afirmou categoricamente que, com João da Costa como candidato do PT, a Frente Popular sairá fraturada, e não só pelo movimento do grupo alternativo, capitaneado pelo PTB do senador Armando Monteiro Neto. “Se João da Costa ganhasse a prévia, o governador Eduardo Campos (PSB) necessariamente teria que acompanhar essa candidatura? Ninguém fica obrigado. Se o PT apresentar um candidato que não tem chance de ganhar a eleição, que é o caso de João da Costa, ninguém vai acompanhar”, colocou Rands.
Oscar
Defensor da reeleição do prefeito, o presidente municipal do PT, Oscar Barreto, acusou Rands de “judicializar as prévias”. O dirigente prometeu tomar providências junto à executiva nacional. “O diretório municipal encaminhou à nacional uma lista de 33 mil filiados aptos a votarem nas prévias. Mas Rands encaminhou outra, com 19 mil, e foi para a Justiça garantir isso. Rands está fugindo de toda a regra básica de convivência. Se não bastasse tirar pessoas da lista, ele quer judicializar a campanha. Isso é um crime contra o partido e um grande erro político. Mas se é assim que ele quer, vamos denunciar a nível nacional essa tentativa de golpe”, atacou Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário