Cauteloso com as Parcerias Público-Privadas (PPPs), o prefeito João da Costa mandou indiretamente um recado ao governador Eduardo Campos e ao seu adversário e correligionário, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, grandes defensores do programa. Durante discurso, em evento nesta manhã no RioMar Shopping, no Pina, o petista defendeu as PPPS realizadas de “forma republicana” e que beneficie igualmente as duas partes: empresa e população.
João da Costa citou como exemplo o empreendimento de R$ 600 milhões e que vai gerar 7 mil empregos quando for inaugurado no próximo dia 30 de outubro. O prefeito elogiou a parceria com o empresário João Carlos Paes Mendonça, que viabilizou os terrenos para a construção de habitacionais para os moradores de palafitas da Zona Sul. O prefeito argumentou que é possível fazer PPPs incorporando a cidade e os empreendimentos que têm impacto sobre o município, buscando parceiros que tenham a seguinte visão: “Se a cidade melhora, melhoram os negócios”, disse João da Costa.
Segundo ele, é possível a cidade crescer, gerar emprego, se desenvolver socialmente e reduzir desigualdades.O prefeito lembrou que o Recife terá nos próximos três anos mais de R$ 4 bilhões em infraestrutura, provenientes do PAC da Copa, Pac da Mobilidade Urbana, além de parcerias com o governador Eduardo Campos.
Neste mês, a corrente petista “O Trabalho” declarou apoio ao prefeito João da Costa, às prévias do Recife e chegou a afirmar que “a defesa explicita” de Maurício Rands das Parcerias Público-Privadas levou o grupo a dizer não à pré-candidatura do secretário estadual na disputa interna do PT. O gestor, por sua vez, não defendeu o programa e acabou sendo escolhido pelo grupo.