terça-feira, 29 de maio de 2012

Por que Lula tem errado tanto?


Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 29 de maio
O último grande acerto político do ex-presidente Lula foi a eleição de Dilma Rousseff para presidente da República. A um ano do término do seu mandato, ele farejou que o Brasil estava maduro para eleger uma mulher e pinçou como candidata uma ex-vítima do regime militar, que passara três anos numa penitenciária do Rio de Janeiro por sua militância política de esquerda. Dilma derrotou Serra no 2º turno, com 56% dos votos válidos. E isso fez Lula imaginar-se como um “semideus”.
A partir daí, porém, o ex-presidente começou a errar. Ele tirou Marta Suplicy da disputa eleitoral pela prefeitura de São Paulo, mesmo ela estando em 1º em todas as pesquisas, para colocar Fernando Haddad, que ainda pode crescer  no curso da campanha, evidentemente. Mas permanece atrás de Serra, Celso Russomano, Netinho de Paula, Gabriel Chalita e Soninha Francine. Além disso, Haddad é daquele tipo de político que gostaria de ser prefeito mas não gostaria de ser candidato.
No entanto, o maior de todos os seus erros foi o que foi citado pela Veja neste final de semana: o encontro com o ministro Gilmar Mendes a fim de apresentar-lhe uma proposta não republicana: você vota no STF pelo adiamento do julgamento do “mensalão” e eu salvo a sua pele na CPI do Cachoeira. Isso demonstra o seu primarismo sobre a importância das instituições num regime democrático e se estivesse no poder, como disse o ministro Celso de Mello, seria caso de “impeachment”.
O trio – O PPS já se convenceu de que terá um desempenho tímido em Pernambuco nas eleições municipais e por isso pretende dar a carga em três candidatos a prefeito: Vilmar Capellaro (Petrolina), Sivaldo Albino (Garanhuns) e Raul Jungmann (Recife). São os únicos com chance.
A dona – O professor aposentado Darlanges Alves esteve ontem no escritório político de Inocêncio Oliveira, no Recife, atrás da legenda do PR para disputar a prefeitura de Arcoverde. Mas foi informado pelo deputado que quem manda no partido lá é a ex-prefeita Rosa Barros.
A letargia – A Amupe acordou da letargia em que se encontrava e marcou para a próxima 5ª feira, a partir das 9h, no seu próprio auditório, uma reunião dos prefeitos do Estado para discutir a questão a seca. A entidade ficou praticamente acéfala após a renúncia do presidente Antonio João Dourado (PSB), que deixou também à prefeitura de Lajedo para disputar a de Garanhuns.
Tal filha – André de Paula esteve domingo em São Caetano para assistir ao pré-lançamento da enfermeira Esmeralda Santos à sucessão do prefeito Jadiel Braga (PTB). “Já tinham me dito que ela falava muito bem, mas o seu discurso superou as nossas expectativas. Ela pôs todo mundo para chorar”, disse o presidente do PSD. Esmeralda é filha do ex-deputado Esmeraldo Santos.
O café – Antes de viajar ontem para o DF, Eduardo Campos tomou o café da manhã em sua casa com os deputados Inocêncio e Sebastião Oliveira. Pauta: a eleição de Serra Talhada. Depois, recebeu o prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, que também veio falar de eleição.
A pizza? – Representante do PTB na CPI do Cachoeira, Sílvio Costa contesta a versão de que CPI no Brasil “termina sempre em pizza”. Ele diz que a de PC Farias derrubou Collor, que a dos Anões do Orçamento cassou seis deputados e que a do mensalão defenestrou José Dirceu.
Paz e amor – Izaías Régis tranquiliza cúpula do PTB que atualmente está preocupada com o futuro da candidatura dele à prefeitura de Garanhuns. Garante que está em 1º em todas as pesquisas, que já tem o apoio de 05 partidos, que adotou a filosofia “paz e amor” e que o apoio do prefeito Luiz Carlos (PDT) nunca esteve nos seus planos “porque ele vai apoiar o PSDB”.
Às pazes – Domingo, fechou-se um acordo em Belmonte que aparentemente parecia impossível: o vereador Robério Hamilton (PSB) com o prefeito Rogério Leão (PR) para apoiarem a candidatura de Cacau do Banco (PR) à sucessão municipal. A chapa tem o apoio de todos os ex-prefeitos do município.
O veto – Vereador mais votado de Custódia em 2008, com 1.649 votos, Paulino Avícola (PSD) obrigou o prefeito Nemias Gonçalves (PSB) a trocar o candidato à sucessão municipal que já estava escolhido: o vice Joãozito Moura (PSB). Paulino o aceita de novo na vice, mas na cabeça da chapa, nem pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário