quarta-feira, 30 de maio de 2012

Para o PT nacional, o nome é Humberto. Ponto final


(Foto: Arquivo Blog da Folha)

Protagonistas de uma guerra ensandecida pela Prefeitura do Recife, João da Costa e Maurício Rands, provaram nesta terça-feira (29) que, como atores, são ótimos petistas. Após reunião com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em São Paulo, os dois chegaram à noite ao Recife com um discurso afinado e cara de “melhores amigos”. Tudo encenação. A sala de reunião na sede do partido testemunhou uma manobra da cúpula nacional para salvar a legenda na capital pernambucana.
Sob regência do governador Eduardo Campos e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rands e o prefeito foram convocados para um encontro com Rui Falcão. Frente a frente com o dirigente foram forçados por Lula (ao telefone) a saírem de cena e deixarem o caminho livre para o senador Humberto Costa. Nesse momento, o prefeito teria chorado. A articulação da nacional começou a ser orquestrada logo após a última reunião da quinta-feira (24). Desde esse dia, a executiva ficou ciente que não tinha outra saída para PT no Recife a não ser buscar uma outra alternativa sem a realização de uma segunda prévia.
A nacional sempre foi contra a eleição interna por aqui, apesar de nunca ter se posicionado publicamente.  Postura que chegou a ser questionada por alguns. A verdade é que o diretório chega tarde e os quatro representantes da executiva nacional irão suar as camisas para convencer o prefeito a desistir, mas tudo é questão de tempo. As cartas já estão na mesa e com o aval da maior liderança da Frente Popular e também do Partido dos Trabalhadores. Eduardo e Lula formam a dobradinha da hora para não abrir espaço para a oposição.
O grupo petista que veio ao Recife, comandado por Paulo Frateschi (secretário-geral PT), aguarda um entendimento entre Rands e João, algo muito difícil de acontecer. Com o impasse gerado, não restará uma outra saída a não ser uma medida mais drástica com a possibilidade de uma intervenção da nacional, algo que o partido tenta evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário