sexta-feira, 25 de maio de 2012

O AVC silencioso é mais comuns do que se imagina e pode arruinar a saúde mental


mulher-avc-25290_400_01
Os acidentes vasculares cerebrais silenciosos são mais comuns do que se imagina e podem, com o tempo, arruinar a saúde mental 

Um levantamento da Canadian Stroke Network, rede canadense de vigilância do acidente vascular cerebral, acusa que um quarto das pessoas saudáveis acima de 70 anos apresenta, sem se dar conta, danos propiciados por derrames silenciosos. "São entupimentos de pequenas artérias que, a princípio, não causam sintomas nem afetam um grande território da massa cinzenta", explica o neurocirurgião Fernando Campos Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "No entanto, a somatória desses eventos pode gerar sequelas irreversíveis e levar à demência", alerta. Para se proteger deles, controle a pressão, o colesterol e o açúcar no sangue, faça atividade física e siga uma dieta balanceada.

O AVC silencioso
Ele é fruto de uma obstrução em uma pequena artéria cerebral, o que acaba matando neurônios. O problema é que, somadas, essas lesões estão por trás da demência vascular, o segundo tipo mais comum de declínio cognitivo.

Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário