sexta-feira, 11 de maio de 2012

Números apontam equilíbrio para a decisão


No próximo domingo, Sport e Santa Cruz irão se enfrentar pela 529ª vez na história. Até o presente momento, foram 220 vitórias rubro-negras, contra 159 triunfos tricolores e 149 empates. O Leão fez 748 gols e o Santinha marcou 639 vezes.
Se os números gerais indicam o Sport como total favorito para a partida decisiva, a análise dos jogos somente disputados neste milênio também credita o Santa Cruz à conquista do Estadual 2012. De 2001 para cá, tricolores e rubro-negros, entre competições estaduais e nacionais, se enfrentaram 41 vezes e o Santa leva vantagem nas vitórias: 18×13. Foram dez empates.
Mas de todos os dados que dizem respeito ao confronto, os mais relevantes, considerando o atual momento de decisão, são os Clássicos das Multidões disputados na Ilha do Retiro desde o ano de 2001. Do começo do milênio até agora, 20 partidas foram jogadas em território leonino, sendo dez triunfos do Santa Cruz, seis vitórias do Sport e quatro empates.
Neste Pernambucano, considerando a vantagem do empate concedida ao Sport por ter a melhor campanha na primeira fase, dez resultados (seis vitórias rubro-negras e quatro empates) dos 20 totais dão o campeonato ao time da Praça da Bandeira. Para o Santa Cruz, que precisa vencer para conquistar o torneio, a proporção é igual. Nos últimos 20 jogos na Ilha, dez vitórias corais. Estes dados representam a mesma possibilidade de conquista de título para ambas as equipes: 50%.
A análise fria dos números das partidas na Ilha do Retiro neste século caracteriza o total equilíbrio para o jogo do domingo, que vai decidir o campeão pernambucano de 2012. Se nos fatores técnicos e táticos, por diversos motivos, já existe certa igualdade entre Santa Cruz e Sport – principalmente no que diz respeito a esta última partida do Estadual -, os dados servem para confirmar o quão disputada será a decisão do Campeonato Pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário