Maio é o mês da noivas, do Dia das Mães. Mas tem sido também o de fortes emoções para o técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro. Pela quarta vez consecutiva, ele entra nas primeiras semanas de maio respirando o clima de decisão.
A primeira delas, em 2009 pelo Cearense, o treinador comandou o Vozão diante do Fortaleza na final. Ele não foi campeão. Perdeu a primeira partida por 2×1 e na segunda ficou no 1×1.
Mas no domingo, na Ilha do Retiro, Teodoro lutará pelo bicampeonato do Santa Cruz. Particularmente, no entanto, o técnico poderá garantir o seu tri estadual. Em 2010, ele deu a volta olímpica no Castelão e comemorou o título do Fortaleza.
O Tricolor do Pici dirigido pelo atual técnico coral venceu por 1×0 o jogo de ida. Na partida de volta perdeu por 2×1 para o Ceará, mas foi campeão no critério de gol marcado fora.
O Fortaleza impedia naquele momento que o Ceará se tornasse pela primeira vez tetracampeão. No ano seguinte, no Arruda, Teodoro repetiria a dose em Pernambuco, pondo um fim no sonho do Sport de ser hexa e tirando o Santa Cruz do jejum de títulos.
Em 2012, Zé chega a sua quarta final consecutiva, tentando ser tri estadual.