terça-feira, 15 de maio de 2012

Mantega admite que crise afetará crescimento do país.


Guido Mantega: preocupação com o desempenho da indústria e dos investimentos

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (15) que a crise europeia afetará o crescimento do país e provocará uma recessão na zona do euro. Ele reconheceu, pela primeira vez, que o Brasil crescerá menos do que os 4,5% a 5% projetados para este ano, mas o resultado da atividade econômica será superior aos 2,7% apurados em 2011. “Em qualquer hipótese teremos um crescimento maior do que o que tivemos no ano passado (2,7% de crescimento da economia). Isso porque no ano passado estávamos restringindo crédito e fazendo uma consolidação fiscal”, afirmou. As informações são da Agência Estado.
Com o agravamento da crise internacional nos últimos dias, o ministro avalia que a Europa vive um impasse e prefere não apostar na saída da Grécia da zona do euro. Na opinião de Mantega, essa seria a pior hipótese. Ele ainda aposta na capacidade de entendimento entre os países na formulação de uma política que associe a consolidação fiscal com estímulos à atividade econômica.
A situação europeia, para o ministro, exige uma nova estratégia por parte dos países. A solução por mais austeridade só agravou os problemas e o resultado foi expresso nas urnas. Mantega enfatiza que população europeia não aceita mais austeridade porque esse modelo não trouxe solução aos problemas. Ao contrário, agravou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário