quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jarbas quer PT investigando Delta na CPMI

(Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco)
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) foi à tribuna do senado, na manhã desta quarta-feira (23), convocar o PT e os demais partidos governistas a apoiarem uma ampla e completa investigação da Construtora Delta. Isso, um dia após o bicheiro Carlinhos Cachoeira se negar a responder as perguntas dos parlamentares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).
“O PT do passado defenderia uma ampla investigação, que abrangesse todas as obras, em todo o País, para que não pairasse nenhuma dúvida sobre a idoneidade da empresa e também do Governo. Acredito que boa parte dos brasileiros desejaria que o Partido dos Trabalhadores voltasse a ter aquele espírito aguerrido e, sobretudo, fiscalizador de outrora”, afirmou Jarbas, acrescentando que “o PT daria imensa contribuição para que o Brasil jogasse luz sobre esses subterrâneos da corrupção”.
O senador do PMDB argumentou que a intensa e comprovada ligação entre o esquema criminoso de Carlinhos Cachoeira e a Delta torna inevitável a convocação pela CPMI do dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish.
Jarbas Vasconcelos lembrou que na única entrevista na qual falou das acusações, Cavendish admitiu que poderia falar para uma comissão parlamentar de inquérito. “Portanto, é no mínimo suspeito que o PT e a base de apoio do Governo não apoiem essa convocação.”
Para o senador pernambucano, a opinião pública brasileira precisa ver esclarecida a real participação da Construtora Delta nesse escândalo. “E nada mais apropriado que o seu principal executivo prestar as devidas explicações à CPMI do Congresso Nacional”.
De acordo com Jarbas, a convocação da Comissão Parlamentar não deve ficar restrita apenas ao ex-diretor da Delta no Centro Oeste, Cláudio Abreu, “como se fosse plausível imaginar que a empreiteira tivesse uma atuação regional dissociada do comando da empresa, sediada no Rio de Janeiro”.
O senador observou que o vínculo governamental com essa operação fica ainda mais estreito diante da informação de que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) detém 31% do capital do frigorífico JBS/Friboi, controlado pelo J&F. “Não há quem, em sã consciência, não desconfie que essa aquisição foi operada nos bastidores pelo Governo com o objetivo de impedir uma investigação mais profunda nos arquivos da empresa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário