quinta-feira, 17 de maio de 2012

Globo tem direito de transmissão da Série C



Contrato assinado. O direito de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série C pertence à Rede Globo. A informação foi assegurada pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro de Carvalho. Na semana passada, o mandatário havia se reunido com José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, sob pretexto de recrutar apoio quanto às cotas televisivas para a Terceira Divisão.
Segundo Evandro, os custos somados de cada clube – em termos de transporte, hospedagem e arbitragem – giram em torno de R$ 2 milhões. Para obter o privilégio sobre as partidas da competição, a emissora carioca estaria disposta a desembolsar cerca de R$ 1.5 milhão. No acordo, ficou acertado que a diferença nas despesas seria subsidiada pela CBF. Dessa forma, todas as vinte equipes devem estrear com um problema a menos. “Só o fato de eles não terem que arcar com esses gastos já indica uma vantagem”, afirma Evandro.
Um dos fatores que motivaram a compra do direito de transmissão foi a presença de equipes populares, como o Fortaleza, Paysandu, Vila Nova e, claro, o Santa Cruz. No entanto, o torcedor do Tricolor Pernambucano pode tratar de conter a euforia. Por conta da concorrência dos jogos da Série A, a expectativa é que poucas disputas sejam, de fato, exibidas. “Não há muitas datas disponíveis no calendário. Acredito que a televisão vá priorizar a fase final do torneio. Sendo assim, deve passar de três a quatro partidas do Santa Cruz”, explica. A previsão do presidente diz respeito à transmissão em TV aberta. Ainda assim, se especula a possibilidade de a Globo transferir o direito para o canal fechado Sportv – o que dificilmente alteraria o número de disputas com espaço na grade de horário.
Mesmo com o problema das cotas – a principio – resolvido, o trabalho não é dado por encerrado. “Ainda estamos correndo atrás de grandes patrocinadores, para angariar fundos”, conta Evandro. Os recursos serviriam como adicional aos cofres do clube, seguindo um sistema de distribuição que leva em conta a força de mercado de cada equipe. Nesse aspecto, os Corais são protagonistas. Na temporada passada, o Santa Cruz respondeu pela melhor média de público dentre as quatro divisões nacionais. Quase 37 mil torcedores por confronto. E é justamente na imensa massa de apaixonados que reside o maior argumento tricolor em qualquer negociação.

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