quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eduardo faz balanço positivo de viagem à China



(Fotos: Carlos Percol/SEI)
Por Tatiane Accioly
Especial para o Blog da Folha
Esse foi o balanço que o governador Eduardo Campos fez nesta quinta-feira (10), um balanço positivo sobre os quatro dias de trabalho feito na China em que frutos concretos, como a conquista da Shacman para Caruaru e a abertura de um escritório comercial do Governo de Pernambuco em Pequim foram concretizados.
“Com certeza foi uma viagem muito importante. A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil e o grande desafio é atrair os investimentos produtivos. A China já é hoje o maior investidor externo no país e temos que apresentar um Brasil menos conhecido deles, que é a região Nordeste”, afirmou o governador, citando entre os principais resultados da viagem a instalação da montadora de caminhões da Shacman em Caruaru.
Na agenda desta quinta-feira a comitiva liderada pelo governador apresentou Pernambuco como opção para a Great Wall Motors Company (GWM), a maior fábrica privada de automóveis da China que já anunciou a sua decisão de investir no Brasil.
Hoje em Xi’an, capital da província de Shaanxi, a comitiva do governador visitou uma fábrica que servirá de modelo para a que será erguida em Pernambuco. Ela ocupa uma área de 1.200 hectares, emprega 2.880 funcionários e produz 150 mil caminhões por ano. A cada sete minutos, um veículo sai da linha de produção.
Durante o encontro, o governador afirmou que a fábrica de Caruaru deve marcar apenas o início de uma grande parceria entre o estado e a montadora. “A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil e o nosso país é o oitavo maior parceiro da economia chinesa. Queremos que a relação entre Pernambuco e a Shacman se dê nessa intensidade”, disse Eduardo.
A fábrica receberá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e empregará mais de mil trabalhadores. Serão produzidos 05 modelos de caminhão visando o mercado da América do Sul. O início das operações será em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário