Destaque neste ano, Memo afirmou que não perde a fé no Santa Cruz (Jédson Nobre/FolhaPE)
GUSTAVO PAES/FOLHA PE
“O grupo do Santa Cruz sa­be: se chacoalhar, essa árvore dá fruto”. Com essa frase inusitada, o volante Memo pontuou sua entrevista coletiva, na qual abordou, principalmente, o papel da liderança dentro do jogo do próximo domingo, contra o Sport, valendo o título do Campeonato Pernambucano 2012. Há cinco anos vestindo as três cores, o atleta destacou alguns nomes com maior capacidade de motivar os companheiros dentro dos jogos decisivos. Raça e aplicação serão dois itens fundamentais na busca pela vitória, único resultado que dará a taça aos corais.
“Tiago Cardoso é o nosso capitão, é um cara respeitado. Além dele, jogadores como Vágner, Anderson Pedra e Leandro Souza sabem mexer com o grupo. Acontecem até alguns xingamentos de vez em quando, no calor dos jogos. Mas tudo é pensando no bem do Santa Cruz, mantendo todos focados nos momentos decisivos”, destacou o volante, que também vem ganhando moral com o grupo pelo crescimento do seu futebol, além de mostrar personalidade.
Memo aponta outros fatores que podem fazer a diferença para alguns atletas. No seu caso, a religião tem uma participação forte e essa semana tem sido marcada por muitas orações. Outro item que o atleta tricolor não despreza é a inspiração. Ele revelou que, na última quarta-feira, assistiu com o companheiro Renatinho um vídeo com o jogo do ano passado, na Ilha do Retiro, quando o Mais Querido derrubou o Leão pelo placar de 2×0. Além disso, gosta muito de pensar na torcida coral, mesmo com a presença de tricolores sendo reduzida no estádio do adversário.
“Eu costumo puxar da memória as coisas boas, para aumentar a confiança. Vi também uma foto que eu tenho do elenco que foi campeão no ano passado. Sabemos que é possível conseguir o resultado na Ilha do Retiro”.
Contudo, Memo ressalta que a concentração para o duelo contra o rival não pode se transformar em excesso de ansiedade durante a partida. “Se no final do segundo tempo estiver 0×0, ainda teremos uma chance de ganhar. Futebol é assim. Temos que entrar para jogar com inteligência. Eu nunca vou deixar de acreditar nesse grupo do Santa Cruz durante um jogo”, avisou o atleta, que também teve participação importante no campanha de 2011.
Apontado pelo companheiro como um dos líderes do grupo, o zagueiro Vágner, que conquistou o posto de titular na reta final da competição, seguiu uma linha de raciocínio parecida com a de Memo para falar sobre a estratégia tricolor para o domingo. “Se sairmos na frente no placar, temos que ter inteligência para reforçar a marcação e trabalhar os contra-ataques. Mas se tomarmos um gol, também não podemos cair no desespero. Em uma partida de futebol, uma reviravolta pode acontecer em dois minutos”, disse.
Ao ser questionado sobre as entrevistas “mornas” antes do clássico, Vágner considerou a situação comum, por se tratar de uma final. De quebra, valorizou a equipe do Sport. “Não é que seja um discurso ensaiado. É um respeito real que temos, pois existem profissionais bastante competentes do outro lado. Em uma semana como essa, cada declaração tem um peso muito maior. Mas, como atleta, eu acredito que tudo será resolvido dentro de campo, no domingo”