quinta-feira, 31 de maio de 2012

Demóstenes afirma que vai permanecer em silêncio e causa bate-boca


Sessão é interrompida após discussão entre o deputado Sílvio Costa (PTB-PE) e o senador Pedro Taques (PDT-MT). Presidente anuncia depoimentos de Perillo e Agnelo na próxima semana


O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) não responde às perguntas feitas pelos parlamentares em que prestaria depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira (Antonio Cruz/ABr)
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) não responde às perguntas feitas pelos parlamentares em que prestaria depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira
O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) afirmou, nesta quinta-feira, durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que vai permanecer calado. O parlamentar alegou que a sessão de hoje possui o mesmo conteúdo do depoimento dado por ele nessa terça-feira, no Conselho de Ética do Senado. Segundo Torres, o advogado de defesa, Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, está providenciando a degravação e as notas taquigráficas da fala do senador, na reunião dessa terça-feira.

Logo após, lideranças do Congresso Nacional se dirigiram a Demóstenes, repercutindo o depoimento do senador ao Conselho de Ética. A reunião teve início por volta das 10h40, mas causou bate-boca entre senadores assim que o presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), anunciou que dispensaria Torres da sessão. O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) fez agressões verbais ao parlamentar de Goiás, chamando-o de hipócrita, demagogo e "braço direito da quadrilha de Cachoeira". "O seu silêncio é a mais perfeita tradução da sua culpa. Você está calado, senador, com medo dos processos", afirmou, exaltado, o petebista. 
O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) se exalta durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, aonde o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) prestaria depoimento  (Antonio Cruz/ABr)
O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) se exalta durante reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, aonde o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) prestaria depoimento
O senador Pedro Taques (PDT-MT) rebateu a fala de Costa, alegando que não se deve "ferir a dignidade" do senador Demóstenes, especialmente porque ele optou por não responder aos colegas parlamentares, com o direito constitucional de ficar calado. "Tenha cuidado apenas com as suas palavras. A Constituição da República afirma que um parlamentar não pode tratar quem quer que seja com indignidade". Costa se exaltou e chamou Taques de "deselegante", por ter interrompido a fala do petebista. 

A reunião foi suspensa em menos de vinte minutos da abertura dos trabalhos.

Relator da CPMI

Em entrevista exclusiva ao canal Globonews, o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), comentou que Demóstenes está mais próximo de ter o mandato cassado. "Ele perdeu a oportunidade de prestar esclarecimento a muitas contradições do depimento ao Conselho de Ética do Senado, de contribuir para os nossos trabalhos e, acredito eu, assinou a sua condenação", disse.

Convocação de governadores 

Nesta quinta-feira, o senador Vital do Rêgo comunicou que os depoimentos dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), de e Agnelo Queiroz (PT-DF), ficaram marcados para os dias 12 e 13 de junho, respectivamente. Perillo aparece em gravações telefônicas com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e Agnello foi citado em algumas dessas conversas, interceptadas pela Polícia Federal.

Os requerimentos foram aprovados ontem pela CPMI, que poupou a convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário