quinta-feira, 10 de maio de 2012

Decisão inédita: ex-surfista ganha próteses para substituir mãos mutiladas


Rear view image of a young couple holding surf boards by the sea shore
Uma decisão inédita da justiça deu ao ex-surfista Charles Heitor Barbosa Pires, de 34 anos, o direito de ganhar duas próteses para substituir suas duas mãos, arrancadas durante um ataque de tubarão no ano de 1999.
O equipamento importado que custou R$654 mil, já chegou ao Recife, mas ainda precisa de alguns ajustes. Quando o encaixe estiver perfeito, Charles terá de volta todos os movimentos dos 10 dedos, perdidos há 13 anos.
O processo foi movido pelo ex-surfista depois que ele começou a estudar direito. O advogado de Charles se baseou no cumprimento à Constituição Federal que diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
O ataque sofrido por Charles aconteceu no dia 1º de maio de 1999 na Praia de Boa Viagem. Chovia muito e o mar estava turvo. Na luta pela sobrevivência, Charles, que tinha 21 anos na época, teve as duas mãos mutiladas.
De acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Ataques de Tubarão. desde 1995 a prática do surf é proibida no Recife. Desde então foram registrados 55 casos, com 20 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário