terça-feira, 22 de maio de 2012

Cotas Raciais no Brasil


O supremo tribunal federal do Brasil decidiu e aprovou  a legalidade do sistema de cotas raciais para ingresso nas universidades brasileiras.
Este sistema, muito controverso, cria além de todos os impasses jurídicos  uma terrível discussão  na sociedade brasileira., pois admitia-se o sistema de cotas sociais onde o favorecimento era para qualquer pobre independente de sua  cor.

Agora não,  o critério racial privilegia negros, e em alguns casos os  indígenas reacendendo  num país miscigenado as qualificações pela  cor. É  evidente que estas decisões, realizadas muito mais pela  emoção do que pela razão, transforma os   brancos , e dentre  estes os brancos pobres como os grandes discriminados  do século XXI.

Isto é uma demonstração clara de quão  negativa é esta lei e nem podemos mensurar quantos transtornos  teremos. Para ilustrar já temos muitos exemplos ,mas o mais notável foi o caso lá em Minas  Gerais, das duas irmãs, ao qual uma entrou na cota dos negros  e sua irmã  não. Depois de recorrer a justiça  a universidade terminou acatando que  a outra de pele mais clara também poderia ser considerada como negra.

Um absurdo, num pais miscigenado o parâmetro visual jamais  será  confiável para dizer quem é negro ou índio. Isto é um absurdo  tamanho e que servirá apenas  de criticas oriundas do estrangeiro.

Outra, esta é uma atitude inoperante de um governo que quer se safar da obrigação histórica para com os alunos da rede publica. Quer suprir sem responsabilidades sua incompetência com a educação.

Uma vergonha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário