segunda-feira, 7 de maio de 2012

Anvisa lança vídeo orientando passageiros sobre entrada de produtos no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou hoje (7) vídeo para passageiros que chegam ao Brasil com orientação sobre quais produtos passam ou não pelo controle sanitário. O filme, com narração em português e legenda em inglês, será veiculado em todos os aeroportos do país e nos voos internacionais.
Medicamentos, alimentos, produtos de limpeza e equipamentos médicos são alguns dos produtos sujeitos ao controle sanitário, por afetarem a saúde da população. Ao desembarcar no Brasil, o passageiro deve ter em mãos a receita médica ou documento comprovando a necessidade do usuário.
Os remédios e cosméticos, por exemplo, são considerados para uso pessoal quando a quantidade é suficiente para o período de permanência e tratamento no país.
“A prescrição médica assinada por profissional competente poderá ser solicitada nos casos em que a quantidade não seja compatível com a sua estada no país ou que se caracterize comércio ou prestação de serviços a terceiros”, informa a Anvisa.
Para os medicamentos de controle especial, entre eles os de tarja preta e os antibióticos, o viajante deve checar com antecedência se é permitida a utilização do remédio no Brasil.
Os produtos biológicos para fins terapêuticos (tecidos, células e sangue) exigem autorização prévia da Anvisa para ingresso no território nacional. É proibida ainda a entrada no país de mercadoria sem identificação na embalagem original.
As informações e o vídeo estão disponíveis na página da Anvisa na internet que trata das regras de bagagem. Em caso de dúvida, o viajante também pode obter orientação pelo telefone 0800 642 9782.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário