segunda-feira, 26 de março de 2012

Procon-PE encontra diferenças percentuais de até 239% no preço dos produtos da Páscoa

Também forma notificados fabricantes que utilizam mesma indicação numérica de ovo para produtos com diferentes pesos

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Procon Pernambuco pesquisou, entre os dias 5 e 14 de março, os produtos mais comercializados no período da Semana Santa: pescados, produtos como azeite, castanha e leite de coco e ovos da Páscoa. O levantamento constatou diferenças significativas de preços entre os produtos. A maior variação identificada foi no valor dos peixes - mais de 200%. Já nos ovos de Páscoa, a diferença maior chegou a 83%.
Foram pesquisados, no total, 28 tipos de pescados e 98 tipos de chocolates (ovos da Páscoa de diferentes tamanhos e marcas). Produtos como azeite, leite de coco e camarão também foram pesquisados. Este ano, o levantamento foi feito em 19 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife, entre mercados públicos, privados e hipermercados.
Em relação ao ano passado, quase todos os produtos sofreram aumento que variam de 1% a 51% nos casos dos ovos de chocolotae e até 100% no caso dos pescados.
INDICAÇÃO NUMÉRICA NOS OVOS - O que mais intrigou a pesquisa de preço deste ano foi a indicação numérica usada pelos fabricantes de ovos como a Nestlé, Garoto e Lacta. Foi verificado que os fabricantes utilizam uma numeração indicativa que não está relacionada com o peso do chocolate contido no produto ou com qualquer outra referência. Por exemplo: um Sonho de Valsa nº 15 da Lacta contém o peso de 270g de chocolate e o Barbie nº 15 do mesmo fabricante contém o peso de 170g, o que chega a uma variação de 58,82%.
Fica claro que o consumidor está pagando pelo brinde que o produto tráz consigo, levando-o a erro, visto que a numeração não é indicativa de quantidade e consequentemente do preço que será pago.
O Procon-PE notificou as empresas para apresentarem esclarecimentos quanto a utilização de tal numeração, bem como a necessidade de sua divulgação ostensiva e explícita nos produtos para o consumidor.
ORIENTAÇÃO - O Procon-PE alerta os consumidores pernambucanos sobre a necessidade de pesquisar bastante os preços antes de realizar as compras de Páscoa. O órgão de defesa do consumidor orienta ainda que a população deve ficar atenta às especificações contidas na embalagem do produto (prazo de validade, composição e peso líquido).
É importante saber que a numeração indicada na embalagem do ovo de chocolate não representa, necessariamente, o mesmo peso e/ou tamanho, tanto para os produtos do mesmo fabricante, quanto para diferentes marcas. É necessário, portanto, comparar preço, qualidade e quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário