quarta-feira, 7 de março de 2012

Miriam Leitão: 'Ministros da Fazenda não deveriam pré-anunciar medidas'

Comentarista explicou que a queda do ritmo do crescimento brasileiro é por causa da crise internacional e das dificuldades no Brasil.

A queda do ritmo do crescimento brasileiro é por causa da crise internacional e das dificuldades no Brasil. A boa notícia é que o Brasil virou a sexta economia do mundo. Agora é confirmado. Com o número do PIB, o Brasil passou a Inglaterra e nesse ano devemos passar a França, que está estagnada, e virar a quinta economia do mundo.
O Brasil vai crescer, não muito, não o que gostaríamos, mas se crescermos 3,5%, passamos a França e isso é uma boa notícia.
Os dados mostram que nós precisamos fazer melhor. Quando você separa construção civil da indústria, a indústria ficou estagnada. O desempenho é muito ruim e precisa crescer muito mais. A agropecuária vai bem, o consumo está alto, mas o investimento está muito baixo.
O retrato de terça (6) mostrou uma economia que precisa de muito mais esforço. Nesta quarta, uma das coisas que deve acontecer é que os juros devem cair mais fortemente. Muita gente estava achando que os juros deviam cair 0,5%. Mas deve cair 0,75%.
Quem decide a taxa de juros é o Banco Central, mas isso certamente faz parte do arsenal que o ministro Guido Mantega falou. O ministro deve estar falando também de quarentena, que é outra medida que se fala muito. O dinheiro entra e fica estacionado. Ele não pode ser aplicado durante um tempo. Essa é outra medida que ele deve tomar.
Agora, ministros da Fazenda não deveriam pré-anunciar medidas cambiais. Medidas cambiais são anunciadas não são ameaçadas, porque isso provoca entrada maior de dinheiro, o que derruba ainda mais o dólar, que é um problema na economia.
O que ficou claro é que o investimento está muito baixo, então precisa ter mais incentivo ao investimento. Uma das coisas é reduzir o imposto sobre o investimento.
Outra coisa muito importante é preparar o brasileiro para aproveitar esse momento em que a indústria do petróleo, por exemplo, está precisando de gente.
Em várias áreas estamos precisando de mão de obra qualificada. É preciso qualificar melhor o brasileiro, pois assim ele entra no mercado tendo uma renda maior, então ele consome mais. É um investimento que leva ao consumo, que leva a mais investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário