terça-feira, 27 de março de 2012

Descaso: Travessa Pe. Cicero em Jataúba está abandonada

Travessa Pe. Cicero: Esgoto a céu aberto, mato,
ratos, baratas, muriçocas e dengue!
Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense 

Mais um exemplo de descaso e opressão em Jataúba, mais precisamente na Travessa Padre Cicero, que sofre com a falta de saneamento, com o esgoto a céu aberto, com a falta de calçamento, enfim, é mais do mesmo cotidiano tão comum em nosso município.

Esgoto a céu aberto: Um paraíso para pragas e doenças.
Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense

Para Maciel Ferreira Torres, de 37 anos, que mora no local há cerca de 11 anos, a situação é a seguinte – “O que é necessário até hoje, não foi feito nada, que é saneamento, que vive estourando ai, e que nunca fizeram, o mato quem limpa somos nós mesmos de frente às casas nossas, e disseram, prometeram que iam fazer o canal aqui e nunca fizeram” – Segundo o mesmo a população já não aguenta mais tantas promessas: “só todo ano que é ano de eleição aí eles prometem que vão fazer o canal, fazer saneamento, calçamento, mas até hoje nunca fizeram nada não”.

Maciel Ferreira: "todo ano que é ano de eleição aí eles prometem que
vão fazer o canal, fazer saneamento, calçamento, mas até hoje
nunca fizeram nada não”. Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense
 
       

Outro problema grave que os moradores enfrentam é a falta de água na torneira, onde a população se vê obrigada a comprar os carros pipas para abastecer suas cisternas – “Na amizade eu consigo os carros pipas por R$ 25,00 ou R$30,00, e isso facilita, por que o preço mesmo é R$ 40,00 ou R$45,00”.

O morador, que é pai de uma criança com cerca de um ano de idade, também reclama das pragas que enfrentadas no local – “rato sempre tem muito ai, barata também através deste esgoto... dengue também já apareceu alguns casos por aqui”, “muriçoca também tem muita aí, à noite a pessoa também não dorme tranquilo não com tanta muriçoca que tem”. Segundo o mesmo, a situação só melhoraria da seguinte forma: “se fizessem o canal, calçassem as ruas, que só assim evitava de estar nascendo esse mato, e o saneamento também, se eles colocassem uma tubulação grossa não aconteceria de estourar direto, pois quando estoura e agente fala com o pessoal pra vir concertar e eles passam até 3 ou 4 dias pra vir” – desabafa o morador, olhando a tubulação inadequada de PVC, quando na realidade deveriam ser usadas, pela prefeitura, tubulações de cimento específicas – “o que tem ai é aqueles canos brancos, de PVC, mas o ideal seria uma tubulação que é de cimento, uma manilha, mas até hoje eles só promete e nunca fizeram nada não... essa semana mesmo eles estavam medindo aí mais depois que passa a eleição não aparece mais ninguém aqui não, e sempre toda vez é assim, de 4 em 4 anos, tanto faz ter eleição para prefeito, às vezes quando é eleição pra governador, pra deputado, o ritmo é o mesmo” – e pede: “eu gostaria assim, que eles fizessem alguma coisa pela cidade né,  pelas ruas que estão precisando, pois isto seria bom para os moradores e para eles também, pois o povo teria mais confiança neles, se eles fizessem alguma coisa né, mas sem fazer nada só quem sai perdendo em primeiro lugar são os moradores”.

Maciel Ferreira: “muriçoca também tem muita aí,
 à noite a pessoa também não dorme tranquilo não
com tanta muriçoca que tem”

Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense 

Perguntei ao mesmo como é a situação da rua em época de chuva – “se forpouquinha a chuva dá pra passar, agora se for chuva forte não dá pra passar não, só quando parar a chuva é que a pessoa consegue atravessar daqui para a casa ali onde eu moro”, e completa: “o ideal aqui seria um córrego com passarelas para agente atravessar de um lado para o outro, pras casas onde mora, quer dizer, isso aí não prejudicava a ninguém né? Mas já que eles não fazem, agente está esperando ai” - finaliza.

Outro caso que chama a atenção na rua é o da aposentada Iraci José da Silva, de 67 anos, que reclama que falta saneamento, limpeza urbana, e reclama principalmente das muriçocas: “O carro (fumacê) passou aqui e matou as muriçocas pequenas, e as grandes ficou e tomou conta da gente” – desabafa a moradora, que também se queixa de ratos – “Tem noite de eu pegar 3 ou 4 ratos, dentro de casa”.
Iraci José: “Tem noite de eu pegar 3 ou 4 ratos, dentro de casa” Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense 
A mesma também passou por maus bocados quando tentou erguer uma pequena passarela sobre o esgoto que corre na rua, para evitar de ter que atravessá-lo e pisar nas fezes quando precisasse visitar sua filha, que mora numa rua próxima por trás de sua residência, além do fato de a mesma ter uma deficiência em uma das pernas, que dificulta sua locomoção – “Quando eu já tinha erguido as paredes de dentro (alicerces da passarela) que mandei fazer, ai foram dizer lá na prefeitura” – conta a idosa que recebeu represarias para não dar segmento às obras, inclusive a mesma alega que o segundo informações de vizinhos, prefeito em pessoa teria vindo com um representante da prefeitura e ficado, segundo a mesma, “escondido” dentro do carro na outra rua enquanto o funcionário municipal questionava a aposentada – “Eu digo, pode gravar e me chamar que eu digo: esse tal de Sinaldo que é prefeito, ele veio e ficou escondidoaculá, num canto; que chegasse, eu não era eleitora dele? Que se chegasse, conversasse, desse uma força” – desabafa a idosa, que disse que o funcionário retornou, após falar com o prefeito, condenando a obra – “Eu disse “vocês acham que eu vivo de quê? Eu vivo do meu aposento, eu não tenho quem me dê, eu não tenho marido, nem posso estar passando aqui por que eu tenho a perna quebrada, como é que eu vou passar?”, e ele respondeu “Arrodeie!” – conta com indignação a aposentada, que resolveu a perlenga bem do jeitinho brasileiro: “Me disseram “bate a laje, bate a laje que eles aqui não vem mais aqui não”, aí eu comprei um litro de Montila e uma galinha e chamei a turma e dentro de cinco minutos bati a laje” – conta a aposentada, que afirma não mais cair nas promessas de alguns candidatos – “todo tempo de eleição eles vem, toda semana, essa semana mesmo veio um mestre pra fazer o calçamento, é assim ou não é? Mas é pra fazer o calçamento pra eles subir e agente descer, por que é época de eleição, pronto, hoje é a eleição né? Quando for de amanhã em diante o rato come, é jumento solto, é porco solto!” – A aposentada espera ansiosamente a visita do atual prefeito nas eleições deste ano - “Quando ele vier aqui pra pedir voto eu vou dizer: volte pra trás, eu vou derrubar a laje e você vai passar por dentro da lama, pra poder vir na minha porta, porque agora você me vê?” – completa.


Ouça, ou se preferir, baixe o áudio da entrevista com dona Iraci José clicandoaqui

Reportagem: Roberval Júnior para Correio Jataubense

Dona Iraci, mesmo aposentada, trabalha na renascença para completar a renda.
Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense 

Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense 

Foto: Roberval Jr/Correio Jataubense

Nenhum comentário:

Postar um comentário